Energias Renováveis
A energia proveniente do Sol pode ser aproveitada para gerar electricidade. Este processo pode ser efectuado pelas duas seguintes vias:

- Fotovoltaica, onde se converte directamente a luz solar em electricidade através de processos físicos que ocorrem em determinados materiais (meios semi-condutores).
- Solar térmica eléctrica, onde se utiliza o calor irradiado pelo Sol para aquecer um fluído a elevadas temperaturas, de modo a produzir vapor, através do qual se pode gerar electricidade.


Nos sistemas fotovoltaicos a luz solar é convertida em energia eléctrica por intermédio dos chamados semicondutores, que são configurados em elementos denominadas células fotovoltaicas. Quando incide luz solar com energia suficiente sobre estas estruturas, produz-se uma corrente de electrões, obtendo-se assim energia eléctrica utilizável.

Inicialmente esta tecnologia era utilizada principalmente em sistemas independentes para fornecer electricidade a localidades rurais remotas ou aplicações industriais isoladas, tais como centrais de comunicações. No entanto, o potencial global desta tecnologia é muito elevado, reduzindo-se os custos associados com os novos desenvolvimentos tecnológicos.
Com as apostas em legislação que incentivam a produção deste tipo de energia renovável, está a beneficiar-se o desenvolvimento da tecnologia em questão e a garantir-se que o investimento seja rentabilizado a curto prazo. E que seja possível rentabilizar o investimento tendo sistemas interligados à rede de distribuição pública de energia.

Para saber mais visite: www.renovaveisnahora.pt
Outras àreas de Intervenção